Blogroll

sábado, 28 de julho de 2012

Ilha do Sal - Praias da Vila de Santa Maria

Praia de Santa Maria


Depois do reconhecimento das nossas instalações, naquele enorme hotel, dos primeiros banhos nas águas bem quentes do Atlântico, já era mais do que tempo para explorar as redondezas do hotel e a "famosa" Vila de Santa Maria. Como devem adivinhar a Ilha do Sal é muito pequena (falarei sobre isso depois) e também por essa razão não se encontra nenhuma cidade propriamente dita. Santa Maria fica no extremo sul da ilha, terra bem pequena e pacata com pouco mais de 17 000 habitantes, espalhados pelas suas ruas quase rurais mas cheia de lojas, cafés e alguns bons restaurantes!
A Vila em si não tem praticamente nenhum atractivo a nível do turismo, mas para aqueles que gostam de tomar uma  bebida num bar ou numa esplanada ao som daquela música acolhedora, a vila tem uma oferta bem variada assim como restaurantes nem apetitosos e algumas lojas bem interessantes com decoração africana para a casa. Contudo um dos problemas é o preço elevado das coisas muito devido ao isolamento da ilha.

DICA: Caros viajantes esta dica vai valer ouro (aguardo dividendos!!). O grande problema do Sal e em especial da Vila de Santa Maria são os vendedores de rua!! São imensos, andam em bandos tipo as moscas e são quase todos Senegaleses. Como os distinguir?! Fácil, se de noite falarem com você ninguém os consegue ver até sorrirem. Brincadeira à parte, estes vendedores podem se tornar um problema sério. Fazem um assédio muito cerrado aos turistas, colam numa pessoa horas, te seguem para todo o lado, metem suas tralhas na tua mão, são para lá de chatos é quase impossível ver-se livre deles. Só há duas soluções para resolver isso: ou compra algo mesmo que não queira e se quiser comprar perde muito tempo no regateio ou então uma medida mais drástica que aprendi com um local. Assim que eles te avistam e se dirigem em nossa direcção e ficam coladinhos em si IGNORE, é como se ele nunca ali tivesse estado; quando ele começa com sua historia que você é linda e toma te ofereço uma pulseira é só abrir os olhos bem nos olhos deles e dizer em voz alta e firme e autoritária NÃO, se não resultar corte sempre a conversa toda vez que ele tentar falar sempre com um NÃO e continue IGNORANDO!! Vão ver isto vai salvar-vos as férias. 

O Pontão


É provavelmente o local mais turístico e ao mesmo tempo característico da Vila. Localizado na praia mesmo junto à entrada da vila, esta estrutura de madeira (renovada) é o ponto de encontro de locais e turistas com uma das melhores vistas de todo aquele imenso azul! Ali se encontram os locais que carregam e descarregam os seus pequenos barcos cheios de peixes enormes. Podemos ver a chegar Atuns enormes que só de carrinho de mão podem ser transportados, peixes mais pequenos e de todas as cores que se possam imaginar e até mesmo tubarões. Ali funciona como uma lota ao ar livre onde se carrega, vende e arranja o peixe mais fresco do mundo que depois podemos comer nos seus magníficos restaurantes. Na borda do pontão estão crianças pescando só com linha peixes mais pequenos enquanto outras se atiram lá do alto naquele azul infinito para refrescar seus corpos bronzeados. è um local cheio de vida que merece uma grande visita e perder algumas horas observando as riquezas que o mar nos traz. 

DICA: Se por algum motivo tiver que apanhar um barco no pontão, não desça as suas escadas. recentemente foram instaladas umas escadas de alumínio, o problema é que são muito mas mesmo muito escorregadias. A solução será atirar seus pertences para alguém dentro do barco e se atirar da borda do pontão para o mar (não é fundo) pode parecer um salto ainda alto mas acreditem que a queda das escadas será bem pior que um mergulho no mar! 



 Praia
Sobre a praia não muita coisa que vos possa contar. Mar quente e extremamente azul cheio de peixinhos que adoram picar as nossas pernas. Um areal extenso com lugar para tudo e todos. Como a ilha é algo ventosa é uma praia excelente para a prática de desportos marinhos relacionados com o vento. A praia pode em determinadas alturas ter uma ondulação algo forte e imponente, logo na rebentação. É só perder  o medo e entrar no mar assim que a onda rebentar e nadar uns metro para lá da rebentação e aí encontra um mar calmo e sem corrente. Contudo não aconselho entrar com crianças no mar se este estiver nestas condições. O Sol é bastante forte e pede para usar e abusar do protector, se não quisermos chegar a casa iguais a uma lagosta!!


domingo, 22 de julho de 2012

Cabo Verde não é as Caraíbas!!


Antes de começar a entrar nos post sobre a minha viagem a Cabo Verde decidi fazer aqui um pequeno parêntesis sobre este país que tem vindo a ser um dos destinos de férias de muitos e que poderá vir a ser para outros tantos. Podem até achar estranho o título que dei a este referido post, que surge com a ideia de clarificar algumas ideias e preconceitos que tenho ouvido por muita boa (nesta caso, má) boca!!

É verdade indiscutível que Cabo Verde não é as Caraíbas, em primeiro lugar porque Cavo Verde fica em África e as caraíbas na América!! Podia até jurar que isto seria factor mais do que suficiente para fazer compreender muito boas almas de que uma coisa não se pode comprar com a outra, pois realmente muito pouco tê até mesmo em comum. Qualquer alma mais do que esclarecido chega à feliz conclusão que sendo a geografia diferente vai precisamente encontrar ilhas diferentes, clima e cultura e obviamente uma oferta turística diferente. Caros viajantes, estamos em África, há que ser mais do que razoáveis. 

Muitas opiniões de quem conheceu este magnifico país assentam basicamente nos mesmos pressupostos:

  • Cabo Verde é um deserto, é só areia não tem absolutamente nada para ver!
  • A oferta turística é extremamente fraca.  

Para aqueles que planeiam fazer as suas férias neste arquipélago eu acho que são dois factores mais do que suficientes para demover até a alma mais motivada em viajar para aquelas paragens. Mas será verdade isso mesmo?
Não vos vou dizer que essas duas opiniões que referi são puramente mentira, pois aí estaria mentindo também, são simplesmente uma visão muito redutora de pessoas pouco informadas e de quem não saiu do resort (que acreditem é 99% de todos os turistas).


 Começamos então a desmanchar o último mito. é verdade que a oferta para o turismo de massas é bastante melhor nas caraíbas do que em Cabo Verde e isso explica-se de uma forma mesmo muito simples. As caraíbas recebem turismo americano e de pessoas com algum poder de compra e fazem-no há muitos mas mesmo muitos anos. A combinação de dinheiro com experiência acumulada ao longo dos anos só se podia traduzir numa oferta turística bem mais variada e com uma qualidade mais elevada. Por seu lado Cabo Verde só começou há poucos anos a abrir-se ao mundo, recebendo cada vez mais turistas e por conseguinte a variar e a aumentar os seus padrões de qualidade. Hoje em dia já se vão encontrando bons hotéis e resorts e a tendência será para a aumentar ao longo dos próximos anos. 

Por último queria explorar o mito de que Cabo Verde é um deserto cheio de areia sem nada que ver. A explicação mais lógica está logo à vista para quem se dê ao trabalho de ver o mapa do Mundo, o arquipélago está na mesma linha do deserto do Sara, influenciando fortemente o seu clima e vegetação em especial as ilhas do Sal e da Boavista, ambas muito secas e arenosas assim como ventosas. Para aqueles que vivem só de resort, praia e piscina e desse mundo controlado não se atrevem a sair, temo em dizer que têm toda a razão, mas ... existem outras 8 ilhas?!
É verdade caros leitores, para aqueles que se atrevem a explorar outras paragens e outras ilhas, abre-se um leque de cultura, natureza e interesse extremamente vasto. Se do mesmo modo que há ilhas bem desérticas também as há bem verdes, luxuriantes e tropicais. Cada ilha tem o seu encanto, a sua natureza e as suas praias e gentes dispostas a serem descobertas e acreditem, quem tiver disposto a sair do mundo do turismo de massas ai encontrar um país extremamente variado e motivador. Não acreditam? Espreitem só as 3 fotos que vos deixo aqui neste post, cada uma em sua ilha.


Assim concluo esta postagem dizendo: Cabo Verde é bastante rico e variado. Oferece aos que o exploram um conjunto de ilhas cada uma com sua cultura e beleza bem próprias, vibrante e contagiante. Todas as ilhas são habitadas por um mesmo povo que nos recebe sempre com o maior sorriso nos lábios e coma sua música melancólica e contagiante. O seco e desértico passa rapidamente ao verde e luxurioso à distância de uns minutos de avião e tudo num mesmo país. Como descobrir? Fácil fácil, deixar cair as barreiras e os preconceitos, informar-se antes da partida mas a acima de tudo explorar as suas ilhas e as suas gentes. No final voltem para contar se não valeu a pena!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Carimbo no Passaporte no Facebook!



Como não podíamos deixar passar toda esta onda tecnológica, o Carimbo no Passaporte aliou-se hoje às redes sociais e abriu a sua página no Facebook (depois de várias tentativas falhadas parece que desta foi de vez!!!).
Assim deste modo o Blog fica ao alcance de todos com novas funcionalidades que complementem e divulguem a missão deste projecto que é dar a conhecer Mundos ao Mundo. Podem agora explorar os álbuns mais completos de fotos sobre os locais no blog abordados e partilhar opiniões e relatos de viagens.
Aguardo a vossa visita e já sabem .... BOAS VIAGENS!

domingo, 8 de julho de 2012

Cabo Verde - No Stress


Conhecer Cabo Verde foi um sonho que se foi materializando na minha cabeça ao longo dos anos, desde que lia aqueles livrinhos de aventuras juvenis que se passava nestas ilhas africanas que cresceu a minha vontade de de conhecer este país e o amor que tenho pelos trópicos, África e locais bem mais quentinhos que a velha Europa. Depois de vários anos a sonhar com conhecer tão longínquas paragens lá finalmente acabava por conhecer aquela terra árida, quente de mar muito azul com um dos povos mais amáveis do planeta.

Post it de Cabo Verde

Na grande blogoesfera sobe o mundo das viagens e destinos, esta tão peculiar terra quase que nunca é contemplada, são muito raros os posts que falem das suas maravilhas e das suas paisagens, por isso crendo que muitos possam até nem conhecer onde fica este lindo arquipélago vou-vos contar um pouco da sua história, que claro, começa em Portugal.



 Cabo Verde é um arquipélago africano de origem vulcânica, constituído por um conjunto de 10 ilhas a 640 km da costa do Senegal, costa onde se encontra o verdadeiro Cabo Verde que deu nome ao arquipelago, porque este de verde até tem muito pouco!
Quando foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes, as ilhas eram desabitadas e sem indícios de vida humana anterior, Como teria sido descobrir 10 ilhas virgens paradisíacas ao seu jeito naqueles tempos?? Cabo Verde foi colónia de Portugal desde a sua descoberta até 1975, ano da sua independência.

Capital: Praia
Lingua: Portugês oficial e crioulo entre a população
Moeda: Escudo Cabo Verdeano (1€ = 110 $)
Clima: Tropical Seco
lhas do Barlavento: St Antão, S. Vicente; Stª Luzia, S. Nicolau, Sal e Boa Vista
Ilhas do Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava

Depois de estudada a geografia do país lá me fiz ao ar e numa curto voo de Lisboa em menos de 5 horas já se avistava os contornos bem áridos da ilha do Sal contornados pelo azul intenso do Atlântico que banha aquelas ilhas. Até há muito pouco tempo a ilha do Sal era a principal porta de entrada dos voos internacionais para o arquipélago, até ter aberto o novo aeroporto da cidade da Praia. Por essa razão e para aproveitar as suas boas praias foi na Ilha do Sal que se fez o quartel general das férias e onde fiquei hospedado.

Chegada ao aeroporto Amilcar Cabral

e o acondicionamento particular das malas no transporte para o hotel!!!
Assim que o avião chegou a terra e as suas portas se abriram é impossível negar o calor desértico com que fomos confrontados, não era a primeira vez nos trópicos mas na zona seca o calor é especialmente abafador, um óptimo indicio para uma férias bem relaxadas e cheias de surpresas. Acomodados numa carrinha van que nos ia levar até ao hotel a diversão dos passageiros foi tentar adivinhar qual seria a mala que saltava do carro atrelado à carrinha onde iam as nossas malas empilhadas!!!!
O caminho do aeroporto até ao hotel é sempre em linha recta e dura cerca de 20 minutos, a paisagem?! essa é mesmo desértica, areia, pó e terra. Creio que foi só nesta altura é que muitos turistas se apercebem que Cabo Verde não é as caraíbas e começa a desilusão!! Mas nisso falarei noutro post.

Hotel Riu Garopa e Funaná

  
Este enorme resort que engloba os Hoteis Riu Garopa e Riu Funaná fica situado a sul da Ilha do Sal nas redondezas da Vila de Santa Maria do Sal. É um enorme complexo de 5 estrelas (o maior de Cabo Verde) em regime de Tudo Incluído, mas mesmo tudo incluído!!! Tem todas as mordomias de um hotel moderno com vários restaurantes, bares, Spa, várias piscinas enormes, buffets etc etc. Fica bem perto da linha da praia com as suas águas muito azuis e quentes onde passamos algumas horas bem relaxantes na companhia de amigos que fomos conhecendo. Gostei imenso do hotel e das suas condições, provavelmente o ponto mais negativo acaba por ser a alimentação que ao fim de alguns dias parece um pouco repetitiva, contudo não se pode ser exigente pois estamos numa ilha muito seca e sem qualquer recurso natural além do mar onde tudo mas mesmo tudo tem de ser importado de outros países e ilhas (até água engarrafada). 
O dia da chegada resumiu-se simplesmente ao arrumar as malas, dar um mergulhinho numa das muitas piscinas e fazer o reconhecimento deste gigantesco complexo ressaltando a linda decoração de todo o hotel.

Entrada para os edifícios dos quartos